porque nos sofremos de saudade e de solidão


Hoje li uma frase de autor desconhecido que define o que estou sentindo: A saudade existe não porque estamos longe, mas porque um dia estivemos juntos... O que é saudade? Por que ela dói tanto?
A palavra saudade vem do latim solitas, solitatis (solidão). Solidão? Sentimos solidão na saudade? Conseguimos identificar o pesar, a mágoa que essa privação causa. A dor, a tristeza... mas a solidão... A palavra saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, distância e amor. Temos saudades de pessoas, de alguém que amamos e está longe ou ausente, de momentos, de lugares, de situações, de um amor, do tempo que passou...
         Sentimos saudade a cada momento que percebemos a ausência de um momento, de um desamor, de alguém, pois nos lembramos de um tempo que fomos felizes. As vezes a saudade dói e dói muito é quando se diz que a "saudade mata". É uma dor da alma que dói no corpo... O que fazer quando a saudade dói? Tentamos "matar a saudade" relembrando, vendo fotos ou vídeos antigos, conversando sobre o assunto, reencontrando a pessoa que estava longe, tentando fazer com que desapareça ou diminua, mesmo que temporariamente esse sentimento.
         Saudade, quero arrancar esta página da minha vida (Chrystian). Será que conseguimos? A saudade desperta um poder em nós: o poder de recordar. Acorda momentos que evocam emoções e sentimentos que acabamos vivendo novamente. Nem todas as lembranças são boas, algumas preferíamos esquecer para sempre...Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença (Clarice Lispector). E quando essa presença é impossível?
         Hoje vivo uma das saudades mais dolorosas que experimentei: a ausência de minha única irmã que partiu há um ano. E nesse misto de sentimentos descobri que sinto tudo isso sozinha... todos que a conheceram sentem saudades, sentem outras emoções misturadas a essa saudade, mas todos sentimos sozinhos, porque o sentir é individual... foi a solidão mais cruel que já senti: essa dor dilacerante em meu peito, parecendo que o coração ia parar de tanta dor. Nessa hora eu choro, de dor, de saudade, de solidão. Saudade é um sentimento que quando não cabe no coração, escorre pelos olhos (Bob Marley).
         A melhor forma de homenagear minha irmã é seguir em frente e ser feliz, e realizar as coisas que ela não pôde ou deixou incompletas. Curtir as boas recordações dos momentos que tivemos.
Minha irmã teve o tempo de 40 anos em minha vida, há um ano ela se separou de nós, retornando à pátria espiritual. Aproveitamos bem o tempo que ela esteve conosco e agora temos o tempo de esperar a saudade diminuir, o tempo de seguir nossas vidas porque nosso tempo sem ela é vazio, mas sua alegria, preenche nossas mentes e corações... ela esteve conosco, agora ela é em nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog